Telefone: (14) 3227-3043

Cel | Whats: 14 99105-6110

Email: contato@giansportfitness.com.br

Cinesioterapia

A arte do movimento

A Cinesioterapia é um método terapêutico que utiliza os movimentos para aperfeiçoar ou reabilitar as funções motoras do corpo.

A Cinesioterapia abrange o tratamento dos sistemas neuro musculoesquelético e circulatório por meio do movimento ou do exercício. Essencial na recuperação de traumas ortopédicos e/ou desportivos, a técnica recupera os movimentos cotidianos e o gesto desportivo, possibilitando o retorno às atividades do dia a dia em um breve período.

Diferente da fisioterapia que se limita a reverter o problema previamente identificado, a Cinesioterapia dedica-se a avaliar os inconvenientes produzidos por um determinado movimento de acordo com a anatomia, a fisiologia e a biomecânica. O método treina de forma planejada e sistêmica os movimentos corporais e posturais, sendo também utilizado na restauração e manutenção da resistência ou força muscular do indivíduo e na prevenção das disfunções ortopédicas.

Antes de ser submetido ao método terapêutico, o paciente precisa ser avaliado minuciosamente para possibilitar a correta prescrição de exercícios de acordo com os objetivos estabelecidos. A cinesioterapia pode ser aplicada em pessoas com limitações funcionais previamente diagnosticadas ou para potencializar o movimento corporal de maneira específica ou global.

A técnica trabalha com dois tipos de movimentos. O movimento ativo é produzido a partir da contração muscular voluntaria do paciente, sem que haja a necessidade de assistência do fisioterapeuta. Já o movimento passivo é produzido por força externa através do auxílio do fisioterapeuta, quando há pouca ou nenhuma contração muscular do paciente, o que não permite a efetivação do movimento de forma voluntária.

A cinesioterapia oferece diversos benefícios à saúde, dentre eles estão: o reajuste muscular, o aumento da extensão dos movimentos, a diminuição das dores musculares localizadas, a reeducação da postura, a melhora da mobilidade articular e da coordenação. Todos estes benefícios aumentam o bem-estar e satisfação dos pacientes que passam a conseguir realizar exercícios e atividades corriqueiras com mais autonomia e autoconfiança.

Slide background

PRATIQUE SEU ESPORTE

SEM LESÃO

Agende sua aula experimental!